Como Está a Lavoura de Trigo em Borrazópolis

Lavoura de Trigo em Borrazópolis , 



As baixas temperaturas que marcaram o mês de junho no vale do ivaí representam um sinal de alerta aos produtores de trigo. o que todos imaginam que bom na verdade em baixa temperatura pode significar prejuízo, o trigo pode sofrer prejuízos quando submetido a temperatura muito baixa, principalmente com formação de geadas, ainda mais quando suas estruturas reprodutivas estão expostas. O período de espigamento da (liberação do pólen) é o mais vulnerável aos riscos impostos pelo frio, ocasionando, com certeza, prejuízos para a cultura. 
No momento, a cultura está em pleno período de semeadura no vale do ivaí, sendo importante que o produtor fique atento na data de semeadura para reduzir os riscos de perda por geadas em momentos vulneráveis da cultura. O período de semeadura é estabelecido para cada município por meio do Zoneamento Agrícola ,essas informações podem ser obtidas a fim de permitir que o produtor escolha o melhor momento dentro de um planejamento para sua lavoura. 
Fato que merece destaque especial é a disponibilidade e aumento de uso de culturas bastante precoces, seguindo uma tendência evidenciada também em outras culturas (soja, por exemplo). Hoje, o cultivo com ciclo total de 125 dias e que levam 65 a 70 dias para espigar estão sendo cultivadas no Estado, no caso do trigo BRS Guamirim. Para que os benefícios deste tipo de material sejam bem explorados pelo produtor é importante um ajuste na época de semeadura para diminuir os riscos com perdas por geada. um exemplo é o Município de  Borrazópolis, onde a época de semeadura para cultivar o ciclo precoce e médio vai de 1º de junho a 20 de julho, um cultivo muito precoce que for semeada em 5 de junho vai ter seu espigamento provavelmente ocorrendo ainda no mês de agosto, com elevado risco de ocorrência de geadas na região e portanto com risco para a cultura. Indica-se, portanto que a semeadura deste tipo de material seja feita mais tarde dentro da época recomendada, ou seja, no final de junho ou começo de julho. 
A preocupação com danos por geada em trigo também é reforçada pelas temperaturas baixas que já ocorreram durante o mês de

setembro e as perspectivas de um inverno cujo padrão climático envolve ocorrência de geadas todos os anos. 
Mais a Lavoura de Trigo em Borrazópolis, está muito boa e bonita , Esse ano na Cidade vai ter mais Trigo plantado do que Milho, e será que o Preço vai ajudar muito... Hoje o Preço do Trigo está 28 reais a vista no Mercado Nacional....

Matéria Completa No link Aqui Canal 500 Notícias.

Nenhum comentário: